O 5G é uma tecnologia de ponta desenvolvida para comunicação sem fios, sendo capaz de entregar maiores velocidades de download e upload, além de uma menor latência. Isto é, o tempo que uma mensagem leva para chegar ao destino e voltar ao equipamento de origem, em seu celular.
Apesar de suas qualidades, o 5G pode apresentar alguns problemas em celulares com iOS (iPhone) e Android. Porém, caso isso ocorra com você, fique calmo, pois há soluções.
Leia mais:
- Vale a pena um celular com 5G? Descubra se você deveria ter um
- O que é e como funciona o ‘5G puro’?
- O 5G do seu celular pode estar ‘mentindo’ para você; entenda
Celulares com iOS e Android: 6 dicas para resolver problemas no 5G
As soluções abaixo são simples e podem ser realizadas facilmente por você. Confira cada uma delas e veja como colocá-las em prática para estabelecer uma conexão eficaz por meio do 5G.
1. Ative e desative o modo avião

É normal sofrer com variações de sinal de internet em seu celular enquanto você está se locomovendo, pois o seu dispositivo alterna várias vezes entre torres ou redes com base no tráfego e na intensidade do sinal. Então, ativar e desativar o modo avião é uma tentativa que pode forçar a reconexão do aparelho e, assim, fazer com que ele se conecte a um sinal 5G.
Se o seu celular é Android, saiba que para ativar e desativar o Modo Avião é necessário deslizar o dedo sobre a tela de cima para baixo e tocar no ícone do avião no campo de Ajustes Rápidos. Em dispositivos iOS, o processo é igual.
2. Veja se o 5G está habilitado

O 5G não é uma tecnologia que está disponível em todos os celulares do mercado. No entanto, os aparelhos equipados com ela precisam que ele seja ativado, pois, por conta de seu alto consumo de energia, muitas vezes vem desativado.
Se você está utilizando um smartphone Android, vá em Ajustes > Rede e Internet [ou Conexões] > Rede móvel > Tipo de rede preferencial e habilite o 5G. Já no iPhone o processo deve ser feito por meio do Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares. É possível habilitar o 5G automático nos aparelhos iOS.
3. Confira se o local onde você está tem cobertura
Mesmo com a maioria dos novos celulares equipados com a tecnologia 5G, não são todas as regiões do Brasil que a disponibilizam para os aparelhos. Por isso, é importante se informar se na sua cidade há cobertura dessa conexão.
Algumas operadoras de celulares têm um mapa de cobertura em seus sites, com marcações separadas para 2G, 3G, 4G e 5G, como o da imagem abaixo, presente no site da Claro.

4. Force a atualização das configurações da operadora
É normal que as operadoras disponibilizem a atualização de suas configurações para os usuários com uma certa frequência. Esse processo não realiza mudanças significativas no sistema operacional de seu celular, seja Android ou iOS. Ele é capaz de solucionar problemas de conexão com a rede da operadora, como na rede 5G.

Crédito: Alison Nunes Calazans/Shutterstock
Caso a atualização não esteja sendo entregue em segundo plano ou você não seja solicitado para instalá-la, é possível tentar forçá-la. Para isso, se o seu smartphone é Android, vá em Configurações > Sistema > Atualizações de software ou Configurações > Sobre o telefone e toque em Status da operadora/SIM.
Nos iPhones, você precisa entrar em Ajustes > Geral > Sobre e aguardar um minuto até que apareça a solicitação para instalar a atualização. Caso não apareça uma janela pop-up com a solicitação, busque outra alternativa, como entrar em contato com a operadora de seu dispositivo.
5. Atualize o sistema operacional de seu aparelho

Pode ser que o seu problema no 5G seja decorrente de algum bug no sistema operacional de seu dispositivo. Então, uma tentativa para solucioná-lo é atualizar o Android ou iOS.
O primeiro pode ser atualizado por meio do Ajustes > Sistema > Atualizações de software. Já o segundo tem um caminho parecido, sendo Ajustes > Geral > Atualização de software. Então, veja se há uma atualização disponível e execute-a.
6. Redefina as configurações de rede

Última alternativa desta lista, a redefinição das configurações de rede é uma medida um tanto brusca, pois faz com que o seu aparelho esqueça todos os pontos de acesso Wi-Fi, todas as VPNs e readquira as configurações da operadora, a não ser que elas tenham sido instaladas através de uma ferramenta que gerencia os dispositivos móveis ou por meio de um perfil de configuração.
Caso realmente queira tentar isso, você precisa, em seu celular Android, acessar os Ajustes > Sistema > Redefinir opções > Redefinir configurações de rede. Já no iPhone é necessário ir em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.
O post 6 dicas para corrigir problemas no 5G em celulares com iOS e Android apareceu primeiro em Olhar Digital.