ROMA, 21 OUT (ANSA) – A Associação Italiana de Árbitros (AIA) admitiu nesta terça-feira (21) que o polêmico pênalti que garantiu a vitória do Milan sobre a Fiorentina não deveria ter sido marcado.
O lance ocorreu no final da partida no San Siro, quando o zagueiro Fabiano Parisi e o atacante Santiago Gimenez disputavam uma bola dentro da área. O italiano tocou levemente o pescoço do mexicano, que caiu no chão com as mãos no rosto e permaneceu deitado por vários minutos.
Na sequência, o árbitro Livio Marinelli foi chamado pelo VAR para revisar o lance e assinalou a penalidade, que foi convertida por Rafael Leão, decretando a vitória milanista.
“O VAR não deveria ter interferido porque era uma avaliação de campo, e Marinelli interpretou corretamente a situação. No entanto, o toque não configurava pênalti”, declarou Andrea De Marco, representante da AIA para relações públicas com equipes das Séries A e B.
“Quando o árbitro é chamado ao VAR, ele tende a imaginar que o lance possa ter sido mais grave do que parecia inicialmente.
Mas, neste caso, não se tratava de uma infração e Gimenez exagerou bastante na queda. Nesta temporada, temos observado muitos casos semelhantes”, acrescentou.
Nas discussões entre o árbitro e a sala do VAR, Marinelli teria considerado inicialmente que o lance não foi faltoso, mas acabou sendo repreendido por Rosario Abisso, responsável pelo VAR na partida, que insistiu para que o árbitro revisasse uma possível penalidade a favor dos rossoneri.
“Dá para ver a mão no rosto dele. Se mudarmos a câmera, vemos que ele também está segurando o adversário. Além disso, por se tratar de um contato no rosto, eu aplicaria uma medida disciplinar”, afirmou o árbitro siciliano.
Daniele Pradè, diretor esportivo da Fiorentina, criticou a marcação do pênalti e classificou como “escandalosa” e “grotesca” a forma teatral com que Gimenez permaneceu no gramado.
Com o resultado de 2 a 1, o Milan assumiu a liderança do Campeonato Italiano, com 16 pontos. Já a Fiorentina caiu na tabela, pois a equipe de Stefano Pioli soma apenas três pontos, ocupa a 18ª posição e ainda não venceu após sete rodadas.
(ANSA).