Nativa do Cerrado brasileiro, a guavira, também conhecida como gabiroba, é uma fruta pouco conhecida com inúmeros benefícios à saúde. De sabor adocicado e casca verde, é amplamente encontrada na região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. Alias, ela é reconhecida por lei como o fruto símbolo do estado.
Leia também
-
Fruta queridinha dos brasileiros pode ajudar a evitar pedras nos rins
-
Fruta rica em potássio ajuda a regular a pressão e o colesterol
-
Saiba qual fruta regula o intestino e deveria ser consumida todo dia
-
Fruta anti-inflamatória ajuda a regular a pressão e a reduzir o colesterol
De acordo com a nutricionista Renata Ferreira da Paz, a guavira é fonte de vitamina C, sendo 20 vezes “mais potente” que a laranja. Esse nutriente conta com ótima ação no sistema imunológico, fortalecendo o organismo para o combate de problemas como gripes e resfriados.
“A fruta também é rica em betacaroteno, agente antioxidante que favorece a saúde ocular e da pele. Isso ajuda a combater o envelhecimento das células. A melhor época de colheita é novembro”, afirma a nutricionista do Seconci-SP (Serviços Social da Comunicação) ao Metrópoles.
Incomum, esta fruta é excelente para a saúde
Tatiane Teixeira, nutricionista e consultora de cardápios com foco em performance nutricional, reforça: “A fruta é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante.”
Como ingerir a fruta
A expert recomenda consumi-la in natura ou em sucos, geleias e doces. Porém, ela ressalta: “No caso dos doces, há perda nutricional”.