Ir para o conteúdo
By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Personalize
Clikr.
Notificação
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Leitura: Black Friday: como donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais
Compartilhe
Font ResizerAa
Clikr.Clikr.
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Busca
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Já é membro? Entrar
Siga-nos
  • Editorial
  • Comentários
  • Diversidade
  • Contato
  • Privacidade
  • Termos de Uso
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Clikr. > Negócios > Black Friday: como donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais
Negócios

Black Friday: como donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais

InfoMoney
Última atualização: 19 de outubro de 2025 12:30
InfoMoney 12 Min Leitura
Compartilhe
Compartilhe

‘Esquenta’ em um mês

Contents
‘Esquenta’ em um mêsUsos da Inteligência Artificial

Dica de especialista – Marcelo Carvalho, empreendedor e coordenador acadêmico do MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Estácio, montou uma sugestão de planejamento da Black Friday em um mês. Confira:

Semana 1 – Para começar, um bom caminho é conhecer os hábitos de compras dos seus clientes de forma a colocar em promoção não aquilo que vende mais, sempre vendeu ou vende sozinho. E sim, o produto que gera valor, compra complementar ou ainda aquele que tem uma percepção de preço psicológico acima do esperado e que pode, com o desconto da campanha, ter um aumento de saída.

Semana 2 – Não deixe para comunicar apenas na semana da Black Friday. Crie enquetes de intenção de compra, listas de desejos, construa alarmes de promoções, spoilers e movimente as redes de sua loja, criando alcance e engajamento para suas promoções.

Semana 3 – Se possível, antecipe algumas ações, com garantia de que os preços praticados não serão menores durante a Black Friday. Pode-se, por exemplo, fazer um “Esquenta Black” trazendo uma promoção diferente por semana, o que ajuda a criar tráfego e buzz na sua loja e em sua marca. Na comunicação, use fotos, vídeos, faça unboxing e testes reais de produtos, para dar segurança ao cliente.

Veja Também

mastercard-vai-ao-tangara-lancar-cartao-de-credito-de-metal-para-altissima-renda
Mastercard vai ao Tangará lançar cartão de crédito de metal para altíssima renda
Stranger Things: 5ª temporada tem orçamento milionário e promete final emocionante
O “milagre digital” do Caribe: Ilha lucra com domínios de IA
OpenEvidence: “ChatGPT da medicina” atinge valor de US$ 6 bi
Empresas globais revisam para baixo custos com tarifas dos EUA após novos acordos

Semana 4 – Monitore seus principais concorrentes, verifique as ações e preços que eles estão praticando. Esteja atento para decidir e ajustar de forma dinâmica, rápida, o que puder e interessar ser ajustado. E acima de tudo, esteja pronto. Torne fácil e público seus canais de acesso e monte uma estrutura para atender às dúvidas e pedidos de compras que chegarem, mesmo de madrugada.

Usos da Inteligência Artificial

  • Google

Empresa no Google – Ter um Perfil da Empresa no Google garante sua presença na busca e no Maps. Acesse o business.google.com/add, faça login com uma conta Google, clique em “Inclua sua empresa no Google” e siga as instruções para adicionar os detalhes da empresa, como nome, categoria, endereço e área de atendimento. A IA do Google pode sugerir melhorias automáticas com base nas buscas da sua região, ajudando o seu negócio a atrair ainda mais clientes.

Conteúdo com o Gemini – Use o Gemini para gerar gratuitamente descrições de produtos, e-mails de ofertas e posts para redes sociais. Peça textos curtos e chamativos adaptados para a Black Friday. O Gemini pode ser utilizado diretamente no Google Docs ou no Gmail para rascunhar campanhas em minutos.

Estoque e logística com Planilhas Google e Gemini – A IA do Gemini, gratuita, pode ajudar a organizar e prever a demanda com base em seus dados de vendas anteriores. Faça o upload da sua planilha de estoque no Planilhas Google e peça para o Gemini identificar os produtos mais vendidos e os que precisam de mais atenção para evitar a falta de produtos na Black Friday.

Tendências com Google Trends ni – A IA do Gemini sugere textos personalizados para diferentes públicos. Segmente sua lista de clientes (por exemplo, quem já comprou um produto específico) e peça à IA para sugerir linhas de assunto e chamadas diretas que estimulem a abertura e o clique. –

Tendências com Google Trends – Utilize o Google Trends, gratuito, para identificar o que os consumidores estão buscando para a Black Friday. Pesquise termos relacionados ao seu setor e descubra quais estão crescendo. Use esses insights para ajustar seus anúncios, descrições de produtos e postagens no site ou redes sociais.

Listagem no Google Shopping – Varejistas de qualquer porte podem listar seus produtos gratuitamente no Google Shopping. Entre no Google Merchant Center, clique em Crescimento, Gerenciar programas e ative as listagens de produtos gratuitas. Isso permite que, quando um consumidor procurar um produto específico, eles apareçam nos resultados exibidos na aba Google Shopping. Utilize o recurso de Promoções para sinalizar com uma etiqueta descontos em percentual, cashback ou frete grátis.

Gestão de produtos – Revise as informações sobre os produtos disponíveis na sua loja no Google Merchant Center antes da Black Friday. O Merchant Center é a ferramenta que permite cadastrar produtos para que sejam exibidos nas plataformas do Google, seja com ou sem o auxílio da publicidade. Para datas sazonais, é essencial fazer o upload de produtos e ofertas especiais mais cedo.

Otimizar campanhas – O Performance Max é uma ferramenta que unifica o acesso a todo o inventário de anúncios do Google, seja por Busca, YouTube, Display, Discover, Gmail ou Maps, em uma única campanha. Essa campanha será distribuída automaticamente, combinando a IA do Google aos objetivos definidos pela empresa, garantindo que o negócio alcance o público ideal. Não há valor mínimo para investimento.

  • OpenIA

Imagens para campanhas – Com o ChatGPT, é possível gerar imagens originais para anúncios, postagens e banners de forma simples e gratuita. Como primeiro passo, descreva o produto e o tipo de imagem que deseja criar. Um exemplo de prompt a ser feito em seguida seria: “Crie uma imagem de um par de tênis esportivos em um fundo colorido, com iluminação moderna, estilo fotografia de e-commerce.” Se já tiver uma foto do seu produto, é possível fazer upload e pedir para a IA aprimorar o visual, mantendo cores e estilo da marca.

Campanhas e slogans – Com o ChatGPT, empreendedores podem desenvolver nomes de campanhas, slogans e ideias criativas adaptadas ao público e ao tom da marca. Explique o tipo de produto que vende e o público que quer alcançar, antes de enviar um prompt como: “Crie cinco slogans curtos e criativos para uma campanha de Black Friday de uma loja de roupas femininas sustentáveis.”

Descrições de produtos – O ChatGPT ajuda a reescrever descrições de produtos destacando benefícios e palavras-chave que aumentam o alcance nas buscas online. Para isso, copie o texto atual da sua descrição e insira o prompt: “Reescreva a descrição deste produto destacando seus diferenciais e otimizando para SEO.” O resultado pode elevar as taxas de conversão em até 20%.

Planejamento de postagens – A ferramenta pode montar calendários de conteúdo com legendas, ideias de imagem e sugestões de hashtags. Para começar, liste seus principais produtos e datas de promoção. Então use o prompt: “Monte um calendário de postagens para os sete dias antes da Black Friday, com foco em gerar expectativa e conversão.”

Atendimento ao cliente – O ChatGPT pode ajudar a treinar equipes e automatizar respostas frequentes, garantindo um atendimento mais ágil e personalizado. Liste as dúvidas mais comuns dos seus clientes e insira o prompt: “Simule um diálogo entre cliente e atendente sobre trocas e devoluções durante a Black Friday.”

E-mails promocionais que convertem – Com poucos comandos, o ChatGPT cria textos curtos e persuasivos para divulgar promoções e gerar urgência. Informe seu desconto e o público-alvo. E use o prompt: “Crie um e-mail curto para anunciar 30% de desconto na Black Friday, com foco em urgência e chamada para ação.” Também é possível pedir, por exemplo, uma sequência de 3 e-mails para reativar clientes antigos antes da Black Friday.

  • Microsoft

Geração de imagens – Com o site bing.com/create, é possível gerar imagens a partir de texto, como “foto de uma vitrine com produtos em promoção”. Gratuito, via navegador ou app do Bing.

Artes promocionais – Para divulgar ofertas, use o designer.microsoft.com ou o módulo “Criar” do Copilot. Basta descrever o que deseja, como “cartaz com fundo vermelho e texto ‘Descontos de até 50%’”. A ferramenta gera imagens prontas para editar. Gratuito, via navegador.

Automatização de tarefas – Use o Power Automate (flow.microsoft.com/pt-br/) para automatizar tarefas como envio de e-mails, controle de estoque e organização de pedidos. Gratuito para fluxos simples.

The post Black Friday: como donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais appeared first on InfoMoney.

Você também pode gostar

Mini cérebros humanos podem substituir chips de computador como “processadores biológicos”

Petrobras recebe licença do Ibama para perfurar na Foz do Amazonas

Agrolend vai a R$ 600 milhões em carteira e amplia foco a grandes indústrias de insumo

Problema no serviço de nuvem da Amazon interrompe partes da internet do mundo

Serviços de nuvem da Amazon afetados por interrupção global

TAGGED:black fridayBusinessChatGPTComprasConsumoInteligência ArtificialNegóciosTecnologia
Compartilhe
Anterior rinha-de-galos:-40-pessoas-fogem-com-a-chegada-da-pm-em-evento-ilegal Rinha de galos: 40 pessoas fogem com a chegada da PM em evento ilegal
Próximo pm-apreende-bebida-falsificada-usada-para-fazer-drinks-em-santos PM apreende bebida falsificada usada para fazer drinks em Santos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

juliette,-campea-do-bbb-21,-diz-que-investir-no-ramo-da-maquiagem-esta-nos-planos
Juliette, campeã do BBB 21, diz que investir no ramo da maquiagem está nos planos
5 ajustes de privacidade para fazer na sua Alexa
Como o “Fee-Based” mudou a rotina — e a relação com os clientes — de Dai Gubert
Crise do metanol derruba vendas de bares e restaurantes em setembro; veja números
Goldman Sachs diz que demanda por ouro não é só hype e pode atingir pico dos anos 70
© 2025 Clikr Networks Brasil Ltda. Todos os Direitos Reservados.
  • Editorial
  • Comentários
  • Diversidade
  • Contato
  • Privacidade
  • Termos de Uso
Join Us!

Subscribe to our newsletter and never miss our latest news, podcasts etc..

[mc4wp_form]
Zero spam, Unsubscribe at any time.
Welcome Back!

Sign in to your account

Registrar Perdeu sua senha?