O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou em entrevista à revista Veja, publicada nesta sexta-feira (17), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teria chances de vencer a eleição de 2026 caso a disputa chegue ao 2º turno.
Pré-candidato à Presidência, Caiado defendeu a existência de várias candidaturas da direita como estratégia para levar o pleito à segunda rodada.
“Qual é a única chance de o Lula ganhar a eleição, segundo as pesquisas? É a oposição ter um candidato só no 1º turno”, afirmou o governador.
“Há uma pulverização na direita que querem colocar como sinal de fragilidade, mas, com quatro ou cinco pré-candidatos compondo a nossa área, dá 2º turno em todas as simulações. E o Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, declarou.

Lula diz que esquerda levou ‘surra’ nas redes e que tem fôlego para mais 5 eleições
Presidente também declarou que o desafio da esquerda é convencer críticos a estarem com os partidos progressistas nas eleições

Moraes reabre investigação contra Bolsonaro sobre suposta interferência na PF
PGR defendeu retomada de inquérito sobre possível interferência de Bolsonaro na PF
Caiado, que anunciou sua pré-candidatura no início de outubro, disse não ver problema em disputar espaço com outros nomes ligados à direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Junior (PSD-PR). Para ele, a fragmentação é natural e até benéfica neste momento da corrida eleitoral.
“Nenhum de nós tem nome nacional consolidado. E, se tivermos um candidato único, ele será alvo da máquina do governo, que vai retaliar e perseguir”, disse.
Cenário eleitoral
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 9 de outubro, mostra Lula à frente em todos os cenários de 1º e 2º turnos, embora com alta rejeição: 51% dos entrevistados disseram que o conhecem e não votariam nele.
Nos cenários testados de 1º turno, Caiado aparece com 3% a 10% das intenções de voto, dependendo dos adversários. Em um eventual 2º turno contra Lula, teria 31% dos votos, ante 46% do atual presidente.
O goiano tenta se posicionar como alternativa à direita tradicional e ao bolsonarismo, buscando atrair eleitores conservadores e do agronegócio.
The post Caiado diz que Lula “não ganha no 2º turno” e defende candidaturas da direita em 2026 appeared first on InfoMoney.