Advogada e multitarefas, Ana Lisboa vivia o que muitos chamariam de sucesso. Mas por trás da agenda cheia e dos resultados, o corpo começou a dar sinais de esgotamento.
“Não foi pela saúde mental, foi pela saúde física que eu procurei terapia. Eu não conseguia colocar limites. Passei por muitos processos inflamatórios e problemas de saúde. Eram avisos que eu não enxergava. Até o momento em que o corpo me parou mesmo”, lembra Lisboa.
O diagnóstico de burnout logo veio. Um colapso que a obrigou a parar e, que ao mesmo tempo, deu início à sua verdadeira jornada. Durante o período de recuperação, Ana mergulhou em estudos sobre autocuidado, consciência corporal e terapias integrativas. O que começou como uma busca pessoal por cura virou um propósito coletivo.
“Eu comecei a entender que as pessoas levavam suas questões para o judiciário como uma forma de buscar um reparo ou alguém que as defendesse porque elas não conseguiam falar, gerenciar suas emoções, e nem expressar suas dores”, conta.
Nascia ali o embrião do Grupo Altis, hoje um ecossistema de bem-estar e educação terapêutica que reúne formações, tecnologia e experiências transformadoras para milhares de pessoas no Brasil e no exterior.
A psicanalista foi a convidada de mais um episódio do Level Up, podcast apresentado por Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP.
Leia também: De arquiteta a empresária: Patrícia Pomerantzeff fez da Doma uma potência digital
Empreender com propósito
O Grupo Altis nasceu para unir negócio, propósito e impacto positivo. Sob sua liderança, a empresa se consolidou como referência em educação emocional e mental, e hoje capacita profissionais e empresas a criarem ambientes de trabalho mais conscientes, saudáveis e produtivos.
“A intenção não era ter uma empresa ou lançar cursos. Eu tinha conhecimento e via que as pessoas precisavam de ajuda. Então, comecei a fazer lives quase que diárias na pandemia com técnicas de respiração, questões de conflitos familiares e deu super certo”, explica.
Para Ana, o grande desafio das organizações atuais é equilibrar performance com bem-estar.
“O futuro do trabalho é humano. As empresas tem que olhar para saúde mental. Estamos criando um novo novo jeito de conviver e de olhar para os colaboradores. É preciso se questionar: como eu vou fazer a minha empresa ser um lugar que vale a pena trabalhar?”
Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo no Level UP. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming.
Leia mais: Startups brasileiras mostram em Dubai inovações que vão do varejo até medicina e agro
Level UP
O Level Up é o mais novo programa do InfoMoney. Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP Inc., apresenta um bate papo descontraído com pessoas influenciadoras e relevantes em seus respectivos nichos, de diferentes segmentos de mercado, que potencializam seus negócios por meio das redes sociais pessoais. Confira novos episódios toda quarta-feira, às 19h.
The post Como o burnout levou Ana Lisboa a criar um império de bem-estar e propósito appeared first on InfoMoney.