Com cerca de 1,5 milhões de seguidores e um dos maiores canais de arquitetura do Brasil, a criadora da Doma Arquitetura uniu autenticidade, gestão e visão de negócios para transformar sua presença digital em uma máquina de geração de clientes e parcerias.
“Esses dez anos de experiência antes de compartilhar qualquer coisa fizeram toda a diferença. Uma coisa é falar sobre uma curiosidade; outra é você compartilhar um conteúdo que você domina, que você realmente se sente segurança”, diz Patrícia Pomerantzeff, fundadora da Doma Arquitetura.
O escritório dela completa 20 anos em 2025, mas há uma década a arquiteta decidiu, literalmente, abrir as portas das suas obras e processos nas redes sociais. Hoje, o que começou como um projeto paralelo se transformou em um dos canais de arquitetura mais acessados do Brasil.
São cerca de 2,5 milhões de seguidores somando YouTube e Instagram, além de uma operação que atende clientes em mais de 12 países.
A arquiteta e empresária foi a convidada do quarto episódio do Level Up, podcast apresentado por Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP.
Um negócio impulsionado por conteúdo
A entrada de Patrícia no universo digital não foi exatamente planejada. Casada com um profissional do mercado financeiro que, durante a crise de 2015, foi trabalhar em uma produtora de grandes canais de YouTube, ela viu surgir uma oportunidade: faltava no mercado um canal feminino que falasse de casa, decoração e “faça você mesmo”.
Mesmo tímida, ela decidiu gravar e guardar na gaveta o primeiro vídeo por seis meses. Até que, enfim, postou. “Sorte ou não, os três primeiros vídeos viralizaram. E aí a gente se empolga, né? Eu percebi que era bom fazer aquilo”, relembra.
A aposta se pagou rapidamente. Com apenas cinco meses de canal, a Doma já estava entre os maiores canais de arquitetura do país. Marcas começaram a procurar Patrícia, e os primeiros contratos de publicidade vieram antes do esperado. “Eu tinha projetado dois anos para começar a monetizar, mas aconteceu em menos de seis meses”, conta.
Hoje, 99,9% dos projetos do escritório vêm das redes sociais. A arquiteta lembra que o salto de demanda foi imediato: “Passei de 10 anos de home office sozinha para 150 pedidos de orçamento por semana. Foi uma loucura”, conta a empresária.
Para dar conta, estruturou uma equipe, criou processos e lançou o atendimento à distância ainda em 2018, dois anos antes da pandemia.
“A internet não tem fronteiras. Hoje atendemos clientes do Brasil inteiro e de 12 países. Tive que aprender a dizer não para não comprometer a qualidade.”
Saiba mais
Negócio, influência e futuro
Com o tempo, Patrícia profissionalizou a operação e, junto da sócia Fernanda Assunção, criou a Academia Doma, um curso voltado para arquitetos e designers que ensina a estruturar e gerir um escritório de forma eficiente. Diferente de muitos criadores, Patrícia escolheu manter o foco profissional nas redes.
“Não mostro muito minha vida pessoal, quase nada da minha família. É uma escolha. Eu acho importante mostrar que a internet é um trabalho e, como qualquer outro, a gente precisa se organizar para parar também.”
Mesmo sendo referência, ela enxerga a concorrência como positiva, uma forma de impulsionar o trabalho. E reforça a importância da autenticidade: “Eu não sou atriz, não fiz teatro. Sustentar um personagem seria impossível. Falo com a câmera como falo com o meu time e com meus clientes”.
A Doma cresceu, se diversificou e hoje se sustenta em três pilares: o escritório de arquitetura, o canal de conteúdo e a Academia Doma.
Além disso, Patrícia criou uma linha de coleções em parceria com grandes marcas, um modelo que vem se consolidando como fonte relevante de receita.
Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo no Level UP. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming.
Leia mais:
Level UP
O Level Up é o mais novo programa do InfoMoney. Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP Inc., apresenta um bate papo descontraído com pessoas influenciadoras e relevantes em seus respectivos nichos, de diferentes segmentos de mercado, que potencializam seus negócios por meio das redes sociais pessoais. Confira novos episódios toda quarta-feira, às 19h.
The post De arquiteta a empresária: Patrícia Pomerantzeff fez da Doma uma potência digital appeared first on InfoMoney.