Ele está em mesas de café da manhã no mundo todo, mas talvez você ainda não tenha percebido o quanto pode mudar seu dia. Versátil, acessível e cheio de possibilidades, o ovo tem ocupado um novo espaço na rotina alimentar e não é só pela praticidade.
Leia também
-
Chega de sufoco! Aprenda 5 truques para descascar ovos facilmente
-
Nutri revela a quantidade certa de ovos para comer no café da manhã
-
Horário do café da manhã pode impactar no envelhecimento saudável
-
Nutri revela 6 opções de café da manhã ricas em proteínas e sem ovos
“Incluir ovos no café da manhã promove uma saciedade mais duradora“, explica a nutricionista Rejane Souza. Segundo ela, isso acontece porque as proteínas presentes no alimento são digeridas mais lentamente, mantendo o estômago satisfeito por mais tempo e reduzindo a vontade comer logo depois.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Mas o efeito vai além da fome. “As proteínas e gorduras boas presentes no ovo proporcionam uma liberação de energia mais constante, evitando os picos e quedas de glicose que costumam ocorrer após o consumo de carboidratos simples”, afirma. Isso significa menos cansaço, menos irritação e mais estabilidade física e mental ao longo da manhã.
Para quem precisa de foco desde cedo, o ovo também entrega um nutriente valioso: a colina. Segundo a expert, ela é essencial para a produção de neurotransmissores ligados à memória e ao aprendizado, ela atua diretamente na função cerebral e está presente em boas quantidades nesse alimento.
Ovos no café da manhã são excelentes para fornecer saciedade e energia devido à alta quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio, zinco, selênio e complexo B
“Costumo dizer que o ovo é um multivitamínico natural”, afirma Rejane. Em uma única unidade, é possível encontrar proteínas de alta qualidade, vitaminas A, D, E e do complexo B, além de minerais como ferro, fósforo e selênio — sem falar no antioxidantes que protegem os olhos e o sistema imunológico.
Ovo X colesterol
Durante décadas, ele foi injustamente evitado por conta do colesterol. Porém, de acordo com Rejane, estudos mais recentes mostram que o colesterol alimentar tem impacto muito menor sobre o colesterol sanguíneo do que se pensava. O corpo, inclusive, ajusta sua produção interna de colesterol conforme o consumo na dieta.
“Em algumas pessoas mais sensíveis, chamadas de “hiper-respondedoras”, pode haver um leve aumento do colesterol total, mas geralmente acompanhado por um aumento do colesterol bom (HDL), o que equilibra o risco”, esclarece.
No entanto, a nutricionista explica que pessoas que possuem problemas de colesterol alto, diabetes tipo 2 ou histórico de doença cardíaca devem conversar com um médico ou nutricionista para avaliar a quantidade ideal. “Em geral, até 1 ovo por dia é considerado seguro para a maioria das pessoas.”
8 imagens
Fechar modal.
1 de 8
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images2 de 8
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images3 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images4 de 8
Praticar atividade física é essencial
Getty Images5 de 8
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images6 de 8
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images7 de 8
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images8 de 8
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
Seja mexido, cozido, na torrada ou no omelete, colocar ovos no café da manhã pode ser mais do que um hábito — pode ser uma escolha inteligente para o corpo e a mente. E às vezes, é justamente o simples que transforma a rotina.