O cuidado como herança evolutiva — e o que ele ensina sobre planejar o amanhã
Saúde em dia
Diante dessa desigualdade, a Favela Seguros, iniciativa da Favela Holding em parceria com o Grupo MAG, lançou a campanha “Família Protegida – É Hora da Prevenção”.
Durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul, ou seja, de 1º de outubro a 30 de novembro, novos clientes do produto terão direito a um check-up gratuito, com consultas médicas presenciais ou online e exames laboratoriais — como Papanicolau e ultrassonografia das mamas para mulheres, e avaliação da próstata e hemoglobina glicada para homens.
“O Outubro Rosa e o Novembro Azul simbolizam uma luta que não pode ser restrita a campanhas de conscientização. Nas favelas, a prevenção muitas vezes não chega. Por isso, com esta iniciativa, queremos oferecer acesso real a exames básicos e fundamentais, garantindo que mais famílias possam cuidar da saúde de forma preventiva.”
A proposta vai além do atendimento pontual: busca também combater a desinformação e mitos sobre o câncer. Segundo Gama, ações como essa, além de campanhas de conscientização, cumprem um papel duplo: estimulam a prevenção e combatem notícias falsas e preconceitos que afastam a população dos exames.
Leia também: Empreender nas favelas: capacitação gratuita forma criadores de conteúdo digital
Economia local
Outra seguradora que vem apostando na oferta de proteção financeira para quem vive nas comunidades é a Mapfre. A companhia acaba de expandir o projeto “Mapfre na Favela”, que leva acesso a seguros a comunidades periféricas, para o Sol Nascente (DF), considerada a maior favela do país em número de domicílios — são mais de 32 mil residências.
A iniciativa busca aproximar seguros de micro e pequenos empreendedores que movimentam a economia local, mas ainda carecem de instrumentos de proteção.
“O seguro é uma ferramenta fundamental para promover equilíbrio econômico e proteção social, especialmente em comunidades onde a vulnerabilidade é maior. Nosso compromisso é criar estabilidade por meio da cultura da prevenção e poder proporcionar isso à comunidade Sol Nascente.”
A empresa desenvolveu soluções específicas para esse público, com a promessa de preços acessíveis e contratação simplificada.
Leia também: Da Cidade de Deus ao ouro olímpico: judoca Rafa Silva quer mudar vidas na periferia
Entre elas estão seguros voltados a empreendedores informais com coberturas contra incêndio, raio ou explosão e assistências emergenciais, para equipamentos e instrumentos de trabalho, além de seguros com assistência funerária e descontos em consultas e medicamentos.
A expansão do projeto é feita em parceria com o G10 Favelas, grupo que reúne lideranças comunitárias de todo o país. Segundo Gilson Rodrigues, presidente do G10 Bank, a iniciativa é um grande passo para a inclusão financeira e a proteção dos sonhos de muitos empreendedores de favelas.
“Com a oferta de microsseguros acessíveis, estamos proporcionando uma rede de segurança para aqueles que trabalham duro para melhorar suas vidas e suas comunidades”, diz Rodrigues.
Tem alguma dúvida sobre o tema? Envie para leitor.seguros@infomoney.com.br que buscamos um especialista para responder para você!
The post Do check-up gratuito à proteção financeira: como os seguros avançam nas favelas appeared first on InfoMoney.