
Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas se espera entendimento com Xi
O presidente dos EUA repetiu que se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul nos próximos dias, no fim de outubro, para discutir as relações comerciais

Trump acena com possibilidade de reduzir tarifas sobre a China, mas impõe condições
A bordo do Air Force One, o republicano disse ainda não querer que o país asiático “jogue o jogo das terras raras conosco”.
As empresas esperavam um impacto financeiro combinado de US$21,0 bilhões a US$22,9 bilhões para 2025, com um impacto de quase US$15 bilhões calculado para 2026, de acordo com uma análise da Reuters de centenas de declarações corporativas, registros regulatórios e teleconferências sobre resultados entre 16 de julho e 30 de setembro.
O total de mais de US$35 bilhões se compara aos US$34 bilhões registrados em maio, logo após as tarifas do “Dia da Liberação” de Trump em abril terem abalado as cadeias de suprimentos globais.
Mas a trajetória esconde uma mudança: o aumento se deve em grande parte à estimativa de US$9,5 bilhões feita pela Toyota. Muitas outras empresas reduziram suas previsões anteriores de pior cenário depois que Trump fechou acordos comerciais de taxas mais baixas com a União Europeia e o Japão. Os números combinam estimativas anuais e parciais de um grupo de empresas que se sobrepõem. Os grupos incluem cerca de 60 empresas.
Os fabricantes franceses de bebidas destiladas Remy Cointreau e Pernod Ricard reduziram as estimativas sobre o impacto das tarifas após o acordo com a UE, enquanto a Sony reduziu sua previsão em agosto. Trump também abriu exceções, com apenas cerca de um terço das exportações do Brasil enfrentando uma tarifa de 50%, por exemplo.
“As tarifas estão ficando cada vez mais claras. E acreditamos que as tarifas serão apenas mais uma variável de nossa equação de negócios que precisamos estar prontos para gerenciar, e o faremos”, disse o presidente-executivo da Stellantis, Antonio Filosa, à Reuters em uma entrevista em meados de outubro, apresentando novos detalhes de um investimento de US$13 bilhões e quatro anos na fabricação nos EUA. Em julho, a Stellantis alertou para um prejuízo de 1,5 bilhão de euros decorrente das tarifas dos EUA este ano.
“Acho que existe a sensação de que chegamos a uma espécie de ponto de aterrissagem com alguns dos acordos comerciais bilaterais”, disse o secretário-geral adjunto da Câmara de Comércio Internacional, Andrew Wilson. “Mas continuará a haver uma complexidade muito maior e uma enorme incerteza.”
No início deste mês, Trump lançou a ideia de tarifas adicionais de 100% sobre a China. Na sexta-feira, ele disse que as tarifas propostas não seriam sustentáveis e culpou Pequim pelas últimas tensões nas negociações comerciais entre os dois países.
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