O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (23/10), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os participantes do exame já podem conferir informações como local de prova, data e horário.
Para ver o cartão de confirmação, basta acessar a página do participação pelo site enem.inep.gov.br/participante. O login será feito via gov.br.
Leia também
-
Falta menos de um mês para o Enem. Confira etapas e não perca datas
-
Redação nota mil no Enem 2024: veja o texto que garantiu nota máxima
-
“MEC Enem”: governo lança aplicativo com simulados; saiba como acessar
-
Vídeo: Neném, dupla de Pepê, passa por combo de cirurgias de 8 horas
Enem 2025
As provas do Enem serão aplicadas em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem acontece nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Calendário do Enem 2025
- Cartão de local de provas: depois do dia 27 de outubro
- Provas: 9 e 16 de novembro
- Enem em 3 cidades do Pará: 30 de novembro e 7 de dezembro
- Resultado: 16 de janeiro de 2026
- Resultados treineiros: 16 de março de 2026
- Espelho da redação: 16 de março de 2026
Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante.
As novas datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da aplicação regular do exame.
Simulado do Enem
Nesta reta final, para ajudar os estudantes, o MEC disponibilizou um aplicativo que possibilita a realização de simulados do Enem. Os candidatos poderão fazer questões alternativas por campo de conhecimento, com correção automatizada, incluindo a redação.
Para a realização do simulado, os candidatos precisam acessar o endereço app.mecenem.mec.gov.br. É necessário ter uma conta do gov.br.
Redação nota mil no Enem 2024: veja o texto que garantiu nota máxima
Segundo o MEC, a ferramenta possibilita uma experiência real, com direito a cronômetro com o mesmo tempo disponibilizado no dia da prova oficial e à possibilidade de fazer a redação à mão. Após escrever a redação, os estudantes podem enviar uma foto para que ela seja transcrita por uma inteligência artificial e corrigida em seguida.
Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.