No SPFW N60, a passarela foi um verdadeiro mosaico de estilos e uma amostra da potência criativa que define a moda nacional. Tivemos biquínis e crochês de estética artesanal com nomes como Sau Swim e Ateliê Mão de Mãe, celebrando o savoir-faire manual e a leveza da praia. Mas também vimos o extremo oposto: a alfaiataria impecável e de construção quase arquitetônica de João Pimenta e Normando.
Entre o artesanal e o estruturado, o colorido e o sóbrio, os desfiles dessa temporada só reafirmaram que a moda brasileira está vivendo um novo momento. E eu te conto agora quais foram as tendências que mais chamaram atenção nas passarelas.
as tendências do SPFW N60

big balonê
O balonê, que já vinha aparecendo em temporadas passadas, agora ganha proporções ainda maiores e diferentes comprimentos, provando que o drama é o novo essencial do guarda-roupa. Em Apartamento 03, Fauve e Cria Costura, essa silhueta ganha formas infladas e o resultado é uma mistura de romantismo e poder!
Leia também: Vestido balonê: ame ou odeie, a peça continua bombando

estampa artsy
Inspiradas em obras de arte ou mistura de imagens, as tradicionais estampas dão espaço para algo mais ousado, criativo e maximalista. Essas estampas aparecem em tecidos como tricoline, seda e, claro, fibras naturais.

materiais inesperados
Não é só nas temporadas internacionais que vemos inovação: o SPFW trouxe materiais inesperados que roubaram a cena. Em Catarina Mina, Leandro Castro e Apartamento 03, texturas inusitadas surgiram em peças que despertam curiosidade e elevam os looks a um novo patamar de artesania e criatividade.

shape anos 40
O shape anos 40 domina a temporada com cintura marcada, mangas esculturais e silhuetas femininas. No SPFW, marcas como Dendezeiro, Gloria Coelho e Fauve executaram a tendência com excelência, trazendo a nostalgia (algo que se tem buscado muito nas roupas) com modernidade e identidade.

maxi everything
Parece que não é só a internet que tem se afastado da estética clean girl, nas passarelas do SPFW os acessórios maximalistas de Carlos Penna Design foram destaque em desfile de marcas como Foz, Led e Apartamento03.

dando um nó
É oficial, os nós aparecem inseridos nas peças de roupas como ponto de destaque, na barra de camisas, como cinto ou gola. Uma tendência que é capaz de transformar uma peça de roupa simples como uma camiseta em algo fashionista.

corsets em destaque
Parece que os corsets ganharam uma atualização: agora não queremos só a cintura marcada, mas também um quadril em destaque. O shape hourglass, criado por Christian Dior chega, agora, para o look do dia a dia, para o vestido de coquetel ou até modelos mais diferentes. Marcas brasileiras como Handred, Boldstrap e Fauve abraçaram a tendência, criando peças que valorizam a silhueta e brincam com proporções.