O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta quarta-feira (22) sua irritação com o líder russo, Vladimir Putin, pela falta de avanços para encerrar a guerra na Ucrânia, e anunciou novas sanções contra Moscou.
A União Europeia (UE) também apresentou uma nova leva de sanções para pressionar a Rússia a encerrar a invasão ao país vizinho.
Trump adiou por meses a imposição de sanções contra a Rússia, mas sua paciência se esgotou após o fracasso dos planos para uma nova reunião com Putin. Ele anunciou hoje sanções contra as duas maiores empresas de petróleo russas, Rosneft e Lukoil.
“Cada vez que falo com Vladimir, tenho boas conversas. Depois, elas não levam a lugar nenhum”, criticou Trump, na Casa Branca.
No entanto, ele disse que espera que as medidas ajudem a encerrar o conflito na Ucrânia: “Estas são sanções enormes, e esperamos que não durem muito. Esperamos que a guerra seja resolvida.”
Washington vai anunciar amanhã “um aumento substancial das sanções contra a Rússia”, informou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent.
Quase ao mesmo tempo, um porta-voz da presidência da União Europeia informou que o bloco havia acordado impor um novo pacote de medidas, o 19º desde o começo da invasão à Ucrânia, com o objetivo de cortar o financiamento de Moscou procedente do petróleo e gás.
– ‘Ninguém quer perder tempo’ –
As sanções dos Estados Unidos representam um aumento importante de suas ações contra a Rússia, e refletem a frustração crescente de Trump por não conseguir persuadir Putin. Elas implicam o congelamento dos ativos da Rosneft e Lukoil nos Estados Unidos e proíbem as empresas americanas de fazer negócios com as duas gigantes russas.
“Dada a recusa do presidente Putin a encerrar essa guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia que financiam a máquina de guerra do Kremlin”, disse Scott Bessent.
Em entrevista posterior ao programa Kudlow, da Fox Business, o secretário disse que se tratava de “uma das maiores sanções” que os Estados Unidos já impuseram à Rússia. “O presidente Putin não foi honesto nem sincero quando se sentou à mesa de negociações”, criticou, acrescentando que Trump estava “decepcionado com o estado atual dessas conversas”.
Trump, que afirmou antes de ser reeleito que levaria um dia para convencer Putin a encerrar o conflito na Ucrânia, anunciou ontem o adiamento de um encontro com o líder russo em Budapeste. Mas o Kremlin afirmou hoje que as duas partes mantinham os preparativos para a reunião: “Ninguém quer perder tempo, nem o presidente Trump nem o presidente Putin.”
– Sanções da UE –
Como parte das novas medidas da UE, o bloco antecipou que vai proibir a importação de gás natural da Rússia a partir do começo de 2027. Também incluiu em uma lista mais de 100 embarcações da chamada “frota fantasma” de antigos petroleiros, e estabeleceu controles sobre as viagens de diplomatas russos suspeitos de espionagem.
Os 27 países devem aprovar o pacote de sanções amanhã, quando o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, participará da reunião de líderes da UE em Bruxelas.
dk-jz/mar/dga/db/val/lb/rpr-lb