Previsões de crescimento
Antes da escalada na sexta-feira, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, havia elogiado a capacidade da economia global de resistir a múltiplos choques, desde os custos tarifários e a incerteza até a desaceleração do mercado de trabalho dos EUA, o aumento dos níveis de endividamento e as rápidas mudanças provocadas pela adoção da IA.
Em uma prévia das previsões do relatório Perspectivas Econômicas Globais do FMI, que serão divulgadas na terça-feira, Georgieva disse na semana passada que a taxa de crescimento do PIB global para 2025 seria apenas um pouco menor do que os 3,3% de 2024. Com base nas taxas tarifárias que foram menores do que o inicialmente temido – incluindo as tarifas entre os EUA e a China – o FMI, em julho, aumentou sua previsão de crescimento do PIB de 2025 em 0,2 ponto percentual, para 3,0%.
“O que estamos vendo é uma resiliência comprovada no mundo”, disse Georgieva à Reuters em uma entrevista. “Mas também estamos dizendo que este é um momento de incerteza excepcional, e os riscos negativos ainda dominam a previsão. Portanto, cuidado, não fique muito confortável.”
(Reportagem adicional de Andrea Shalal e David Milliken)
The post Guerra comercial de Trump com a China ofusca reuniões do FMI e do Banco Mundial appeared first on InfoMoney.