A história da moda brasileira foi a inspiração do desfile do Mercado Livre no último dia da SPFW N60. Para esse projeto especial, a marca apresentou uma verdadeira viagem pelos principais ícones de estilo das décadas de 50 a 2000 — que precisamos dizer, continuam super atuais e alinhados com as tendências da temporada.
Com curadoria do stylist Daniel Ueda (conhecido por seu trabalho com celebridades e novelas), a passarela se transformou em uma experiência imersiva sob o conceito “moda através do tempo”, unindo passado, presente e futuro.

“No Mercado Livre, a gente acredita em uma moda democrática. Hoje, no site, temos mais de 17 milhões de produtos na plataforma, então tem para todo mundo! Desde os básicos até as tendências desfiladas na passarela, tudo precisa ser acessível ao consumidor!”, conta Anna Araripe, diretora de moda da marca.
Para reforçar esse conceito, a marca contou com um squad de influenciadores e suas embaixadoras — Dani Diz, Franciny Ehlke, Camilla de Lucas e Duda Beat — que representam diferentes estilos e comportamentos de consumo, conectando o público digital à atmosfera da semana de moda.
A seguir, te contamos como adaptar os principais ícones de estilo de cada década de uma forma estilosa e contemporânea.
os ícones de estilo de cada década na história da moda brasileira
moda anos 50 e 60
Os anos 50 trouxeram uma silhueta super marcada, com saias rodadas e cinturas bem definidas inspiradas pelo “New Look” de Dior, um visual ultra feminino e elegante. Para adaptar as peças ao armário contemporâneo, a dica é apostar em camisas fluidas com laços e saias midi ou longas com pregas.
Já os anos 60 representaram uma verdadeira virada na moda. As saias encurtaram, e os cortes mais retos trouxeram uma nova noção de juventude e liberdade. No Brasil, nomes como Odete Lara e Leila Diniz ajudaram a moldar o estilo da mulher moderna da época. Hoje, a década de 60 voltou aos holofotes com as peças de poá reinventadas, combinando a estampa clássica com modelagens mais modernas e descoladas.
Leia também: Todas as tendências de moda de 2025 que a Jackie Kennedy teria aprovado
moda anos 70 e 80
A moda dos anos 70 foi marcada pelo crescimento da cultura hippie e pela estética boho, que misturava franjas, calças boca de sino, estampas psicodélicas e tons terrosos. O estilo boho chic teve um revival nos últimos anos, conquistando o coração das it-girls e voltando repaginado, com um toque mais minimalista e urbano.
Já os anos 80 trouxeram o oposto: exagero e poder. Ombreiras, brilhos, lurex e cores vibrantes tomaram conta dos looks, influenciados pela ascensão das grandes divas da música. No Brasil, Rita Lee e Xuxa foram símbolos dessa ousadia, mostrando que a moda também é sobre atitude. Atualmente, a tendência se traduz em looks esportivos com aquela carinha vintage e em peças metalizadas, que dão um ar glam a produções mais básicas, como a combinação de calça prateada e camiseta branca, por exemplo.
moda anos 90 e 2000
Os anos 90 chegaram com uma estética superminimalista, misturando peças atemporais, como jeans e camisetas básicas, com ícones mais sexys e femininos, como o slip dress. Esse estilo continua sendo muito revisitado atualmente, com adaptações que combinam as peças clássicas às tendências do momento.
E indo na direção contrária, os anos 2000 chegaram cheios de personalidade e brilho, com calças de cintura baixa, tops metalizados e estampas divertidas, numa era marcada pelo início da cultura pop digital dos Y2K. Muitos ícones se adaptaram ao armário atualmente, como all jeans em diferentes modelagens e lavagens.
Qual década combina mais com a sua personalidade? Descubra as tendências que têm tudo a ver com o seu estilo e confira os produtos disponíveis no site do Mercado Livre.