MRVE3) a liderança no ranking de marcas mais valiosas da construção civil elaborada pela TM20 Branding em parceira com o InfoMoney. Segundo o estudo, a empresa tem R$ 5,16 bilhões em valor de marca e é seguida por Cury Construtora (CURY3) e Direcional Engenharia (DIRR3) no topo da lista.
“Em uma pesquisa realizada com a população brasileira, predominantemente das classes B e C, a marca MRV se destaca como a mais valiosa porque conecta ótimas expectativas de crescimento com uma percepção de marca muito forte nesse público”, avalia o CEO da TM20 Branding, Eduarto Tomiya. “Esse valor tenderia a ser ainda maior caso as taxas de juros diminuíssem, pois é nítido que esse segmento como um todo tem sido impactado por elas”, afirma.
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O estudo avalia o valor financeiro e a força das marcas do setor de construção civil a partir de uma metodologia que combina indicadores de percepção e performance de marca — colhido pela Brazil Panels — com dados financeiros e de mercado apurados pela Elos Ayta, conforme as normas internacionais ISO 10668 e ISO 20671.
Além da MRV, outras quatro construtoras tiveram seus valores de marca calculados. O estudo revela a Cury com R$ 3,41 bilhões de valor, Direcional com R$ 2,48 bilhões, Cyrela (CYRE3) com R$ 2,19 bilhões e Tenda (TEND3), R$ 1,02 bilhões.
“Este ranking traduz o que o consumidor e o investidor percebem no setor: marcas com propósito, confiança e entrega são as que realmente sustentam valor no longo prazo”, completa Einar Rivero, fundador da Elos Ayta.
Ao InfoMoney, a CMO da MRV, Aléxia Duffles, atribuiu o resultado ao fortalecimento consistente da reputação da companhia ao longo de 40 anos com base em um tripé de propósito, confiança e inovação. “A empresa consolidou uma presença que transcende o setor da construção civil: hoje, um a cada 120 brasileiros mora em um imóvel da MRV, o que representa mais de 550 mil chaves entregues em todo o país”, diz.
Segundo a executiva, a MRV está evoluindo de uma marca popular, reconhecida pela capilaridade e acessibilidade, para uma “marca ‘pop’, que combina racionalidade e emoção, funcionalidade e propósito”. Ações em novelas da TV Globo e no reality show Big Brother são alguns sinais dessa nova fase, em que a companhia busca reforçar a jornada de compra de uma casa própria como símbolo de esforço e conquista.
“Este ranking traduz o que o consumidor e o investidor percebem no setor: marcas com propósito, confiança e entrega são as que realmente sustentam valor no longo prazo”, aponta o fundador da Elos Ayta, Einar Rivero.
Companhias como MRV e Direcional destacam investimentos em inovação como catalizadores para seus resultados recentes. “Nos últimos anos, a companhia tem investido fortemente em inovação, industrialização dos processos, inteligência do negócio e capacitação profissional”, disse o CEO Direcional, Ricardo Gontijo, ao InfoMoney.
“Estar entre as Marcas Mais Valiosas do setor é um reconhecimento que reflete a consistência da Direcional no seu modelo de negócio que une nosso propósito à solidez, eficiência operacional e resultados”, afirma Gontijo. “Esse desempenho é fruto da confiança construída ao longo dos anos com um compromisso genuíno em democratizar o acesso à moradia de qualidade, crescer de forma sustentável e gerar valor para os nossos clientes, colaboradores e acionistas.”
Entre as prioridades na área de marketing, companhias destacam o canal digital com um dos principais focos. Na MRV, um projeto de inteligência artificial utiliza agentes virtuais para compreender mais profundamente o perfil e preferência dos clientes. “Essa inovação foi acelerada a partir dos resultados obtidos nas campanhas de grande visibilidade, como o Big Brother Brasil, que impulsionaram o volume de atendimentos digitais de 400 mil para 800 mil em um único ano”, diz Duffles.
Gontijo conta que a Direcional está evoluindo em canais digitais, dados, parcerias estratégicas e destacando histórias reais de transformação por meio de clientes e colaboradores. “Mais do que presença, buscamos gerar identificação, oferecer oportunidade comercial e mostrar que, por trás de cada entrega, há um compromisso de contribuir com a realização de um dos maiores sonhos da vida, que é a casa própria”, conta.
A metodologia do ranking de Marcas Mais Valiosas da Construção Civil considera três dimensões principais: o desempenho financeiro, com dados de crescimento, lucratividade e rentabilidade elaborados pela Elos Ayta; força de marca sendo a percepção e reputação junto a consumidores e stakeholders, apurada pela Brazil Panels; e impacto de marca, a contribuição da marca na decisão de compra e fidelização em modelo desenvolvido pela TM20 Branding.
Marcas Mais Valiosas 2025
A pesquisa Marcas Mais Valiosas 2025, ranking elaborado pela TM20 em parceria com Brazil Panels e Elos Ayta passará a ser publicada com exclusividade pelo InfoMoney neste ano.
O levantamento divulgado desde 2003 contará, pela primeira vez, com empresas não listadas na Bolsa de Valores.
As empresas vencedoras em categorias setoriais, a Marca Mais Forte do Brasil e a Marca Mais Valiosa do Brasil serão conhecidas em premiação no dia 3 de novembro, em São Paulo. O InfoMoney fará a cobertura completa do evento.
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