O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, declarou nesta quinta-feira (16) que o partido estará “na linha de frente da reeleição do presidente Lula”.
A fala, durante a abertura do 16º Congresso do PCdoB, em Brasília, reforça o alinhamento da legenda com o PT e o esforço de reconstruir a ampla coalizão de esquerda que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
“A esquerda brasileira está viva não só para governar, mas para vencer as eleições. O Partido Socialista Brasileiro estará na linha de frente da reeleição do presidente”, afirmou Campos.

PL vai usar brecha legal para tentar salvar mandato de Eduardo Bolsonaro
O “pulo do gato”, aponta o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), está no termo “sessões ordinárias”

Lula diz que esquerda levou ‘surra’ nas redes e que tem fôlego para mais 5 eleições
Presidente também declarou que o desafio da esquerda é convencer críticos a estarem com os partidos progressistas nas eleições
Com a declaração, o PSB indica que não pretende lançar candidatura própria à Presidência e que deverá repetir a chapa Lula-Alckmin na disputa de 2026. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é considerado peça-chave para manter a imagem de moderação e estabilidade política do governo.
Na eleição de 2022, a coligação que elegeu Lula reuniu PT, PV, PCdoB, Psol, Rede, PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir, com o apoio, no segundo turno, de PDT, Cidadania e MDB.
Nos bastidores, porém, aliados avaliam que Lula pode reconfigurar a chapa, caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decida disputar o Planalto com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nesse cenário, Alckmin poderia ser candidato ao governo paulista, abrindo espaço para a escolha de um novo vice, capaz de ampliar a base de apoio e agregar força eleitoral à campanha.
The post PSB anuncia apoio à reeleição de Lula e quer repetir chapa com Alckmin em 2026 appeared first on InfoMoney.