Durante um momento em que os movimentos da indústria da moda são, quase sempre, apenas homens brancos assumindo a direção criativa das grandes grifes, Grace Wales Bonner chega a esse cargo na menswear da Hermès, se tornando a primeira mulher negra a liderar uma grande maison — e provando que não falta talento negro e feminino na moda.
Leia também: Precisamos falar sobre a invisibilidade de estilistas negros na indústria da moda

tudo sobre Grace Wales Bonner
A designer nasceu em Londres, filha de mãe inglesa e pai jamaicano. Ela se formou no curso de Menswear na escola Central Saint Martins e tem um trabalho que mistura a alfaiataria tradicional com sportswear, unindo moda, identidade e cultura para criar sua assinatura marcante na indústria.
Grace criou sua marca homônima, Wales Bonner, em 2014, mesmo ano em que se formou. Inicialmente focada em moda masculina, a label partiu de uma ideia de luxo cultural, se inspirando tanto no tailoring europeu, quanto na cultura africana, uma união de suas duas heranças. Em 2018, ela expandiu Wales Bonner e passou a incluir coleções femininas e acessórios, que também se tornaram objeto de desejo por sua visão única.
Suas criações são marcadas por uma pesquisa profunda, que vai muito além da moda e se inspira em literatura, arte, música e, principalmente, em identidade e masculinidade negra para dar vida a coleções interessantes, que fogem do lugar-comum.
Por conta do seu trabalho, já recebeu diversos prêmios, como o “Emerging Menswear Designer” no British Fashion Awards, em 2015, LVMH Young Designer Prize, em 2016, BFC/Vogue Designer Fashion Fund, em 2019 e “International Men’s Designer of the Year” pelo CFDA, em 2021.
adidas x Wales Bonner
Outro destaque em sua carreira é a parceria com a adidas Originals. Desde 2020, são lançadas coleções semestrais, sempre inspiradas em algum movimento histórico-cultural e recheadas de peças que se tornam objeto de desejo. Não por acaso, os itens se esgotam rapidamente e muitos já são itens de colecionador, super raros de encontrar e que são vendidos por preços altos.
Transformando clássicos e verdadeiros ícones de moda reinventados, Grace coleciona alguns modelos que se tornaram marcos culturais, como o adidas Samba Wales Bonner: o famoso tênis com a lingueta extra longa que ganhou hype imediatamente.
Agora, tudo indica que a designer irá atualizar os códigos clássicos da Hermès, adicionando diferentes referências culturais e, quem sabe, até um toque de sportswear que é característico de sua estética.
Sua coleção de estreia está marcada para janeiro de 2027 e, por aqui, já estamos ansiosas.