Você faz isso mais de 20 mil vezes por dia, sem pensar. Mas, e se te disserem que está fazendo errado? A forma como você respira — sim, algo tão básico e automático — pode estar sabotando sua saúde, sono, energia e até a mente.
Leia também
-
Chá anti-inflamatório de semente amazônica melhora dores e respiração
-
Parkinson e coração: o que a respiração tem a ver com a saúde cardíaca
-
Saiba o que é respiração consciente e como ela pode melhorar sua saúde
-
Nossa respiração é tão única quanto a impressão digital, diz estudo
“A respiração correta existe, sim, e ela importa muito mais do que imaginamos”, afirma a médica infectologista Simone Sena Fernandes, do Dr. Consulta. Segundo ela, o padrão mais saudável e eficiente é a respiração nasal e diafragmática, aquela em que o ar entra pelo nariz e o movimento vem do diafragma, fazendo o abdômen se expandir. Mas essa não é a forma como a maioria das pessoas respira no dia a dia.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
“O nariz é nosso filtro natural, regula a temperatura, umidifica e protege os pulmões. Quando respiramos pela boca, especialmente de forma crônica, abrimos portas para infecções, distúrbios do sono, cansaço constante e até alterações no desenvolvimento de crianças“, alerta a médica.
O corpo até se adapta em situações específicas, como durante atividades físicas, quando a demanda por oxigênio aumenta e a respiração se acelera. Mas viver em modo “boca aberta” ou com respiração curta e superficial, como em momentos de estresse, é outra história. “Isso piora a ansiedade, a qualidade do sono e interfere até no foco e na produtividade”, diz Simone.
Reserve alguns minutos do seu dia para respirar de forma consciente
É possível reaprender a respirar de forma saudável
A boa notícia é que dá para reaprender a respirar — e os benefícios aparecem rápido. Técnicas simples, como a respiração diafragmática ou o método 4-4-8 (inspire em quatro segundos, segure por quatro, expire em oito), ajudam a acalmar o sistema nervoso e melhorar o estado mental.
“Elas fazem parte, inclusive, das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde. São usadas em meditação, yoga, esportes e até na recuperação pós-Covid”, explica.
À noite, o impacto da respiração fica ainda mais evidente. Ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS) ocorrem quando há obstrução das vias aéreas durante o sono, levando à interrupção da respiração e à fragmentação do descanso.
Segundo consenso da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a AOS está associada a riscos cardiovasculares, metabólicos e neurocognitivos, além de afetar diretamente a qualidade de vida. “A respiração nasal adequada e o fortalecimento da musculatura orofaríngea (técnicas utilizadas na reabilitação desses pacientes com distúrbios respiratórios) são estratégias preventivas importantes”, ressalta a especialista.
Mas não é preciso fazer grandes mudanças para respirar melhor. Simone sugere cinco passos simples:
- Respire pelo nariz sempre que possível. “Isso protege os pulmões e melhora a oxigenação”, afirma Simone.
- Pratique respiração diafragmática. Deite-se ou sente-se confortavelmente e observe o movimento do abdômen, não do peito.
- Reserve minutos para respirar conscientemente. Técnicas como respiração lenta (cinco a sete ciclos por minuto) ajudam a reduzir o estresse.
- Cuide da higiene do sono. Evite álcool, mantenha uma rotina regular e procure avaliação médica se houver roncos ou pausas respiratórias.
- Associe respiração à atividade física. Caminhar, alongar ou praticar yoga com atenção à respiração potencializa os benefícios.
8 imagens
Fechar modal.
1 de 8
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images2 de 8
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images3 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images4 de 8
Praticar atividade física é essencial
Getty Images5 de 8
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images6 de 8
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images7 de 8
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images8 de 8
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images