A Rivian é mais conhecida pelos seus veículos elétricos de aventura, mas decidiu usar sua expertise para entrar em um novo território: o das bicicletas elétricas.
A empresa apresentou oficialmente a Also TM-B, uma e-bike modular com pedal-by-wire, bateria removível com recarga via USB-C e design transformável. O projeto é fruto da parceria da startup Also, fundada por RJ Scaringe (CEO da Rivian) com o ex-diretor de tecnologia da Specialized, Chris Yu.

Uma e-bike para cada estilo de pessoa
A TM-B, sigla para Transcendent Mobility – Bike, traz um conceito de quadro modular inédito, permitindo alternar entre diferentes configurações, como um selim tradicional, um banco utilitário com bagageiro ou um assento corrido, deixando a bicicleta com visual de moto elétrica. Cada troca, segundo Yu, leva apenas três segundos.
Outro destaque é o sistema pedal-by-wire, chamado Dream Ride. Nesse formato, não há conexão mecânica direta entre o pedal e a roda. O movimento do ciclista aciona um gerador que recarrega a bateria, enquanto um motor independente move a roda traseira. O resultado é uma pedalada mais suave, sem trocas de marchas, com assistência elétrica adaptativa.
O motor pode entregar até 10 vezes mais força que o esforço humano, atingindo 180 Nm de torque, garantindo desempenho em subidas e trajetos urbanos. A bicicleta atinge 45 km/h e possui acelerador de polegar para controle adicional de velocidade.

Tecnologia inspirada em carros elétricos
Assim como os veículos da Rivian, a TM-B possui arquitetura eletrônica zonal, que conecta todas as funções de forma inteligente.
Leia mais:
- Bateria de bicicleta elétrica explode e destrói apartamento no RJ
- Do carro à bicicleta elétrica: famílias descobrem novas formas de se mover
- Transporte urbano reinventado: a e-bike holandesa Urban Arrow Breeze
Isso permite recursos avançados, como desbloqueio automático por aproximação usando o celular como chave digital, perfis personalizados que ajustam a bicicleta conforme o usuário, sistema antirroubo que trava as rodas e painel circular de 5 polegadas com tela sensível ao toque, exibindo navegação, status da bateria e controles de mídia.
Além disso, o modelo conta com suspensão completa e garfo dianteiro invertido, garantindo conforto mesmo em terrenos irregulares.

Inovação com preço de luxo
Apesar da proposta tecnológica e do visual futurista, o preço elevado da TM-B pode limitar seu apelo em um mercado de e-bikes já competitivo, explica o The Verge. A maioria dos modelos populares nos EUA custa em torno de US$ 1.000 (R$ 5,4 mil), o que coloca a TM-B no segmento premium.
Mesmo assim, a Rivian acredita que há espaço para produtos diferenciados.
Queremos que as pessoas experimentem a TM-B e pensem: ‘Eu nem sabia que queria uma e-bike, e agora quero comprar esta’.
RJ Scaringe, CEO da Rivian, ao The Verge.
Características técnicas da Also TM-B
- Sistema de pedalagem: pedal-by-wire (Dream Ride)
- Torque máximo: 180 Nm
- Velocidade máxima: 45 km/h
- Autonomia: até 160 km
- Bateria: removível, 538 Wh ou 808 Wh
- Tempo de carga: 0 a 80% em 2 a 2,5 horas
- Portas USB-C: padrão PD 3.1 (240 W bidirecional)
- Tela: circular, sensível ao toque, 5”
- Suspensão: total, com garfo invertido
- Preço: US$ 4.500 (cerca de R$ 25 mil)
O post Rivian apresenta sua primeira e-bike: modular, elétrica e cheia de recursos apareceu primeiro em Olhar Digital.