Decorar a casa com plantas é uma excelente maneira de trazer vida, cor e frescor aos ambientes internos. Além disso, elas proporcionam conforto e bem-estar, tornando o espaço mais acolhedor. Esse é o caso da planta-jade, que ajuda a atrair energias positivas e prosperidade para o lar.
Leia também
-
Veja 8 plantas comuns nos quintais que podem atrair carrapatos
-
Chá anti-inflamatório de planta comum ajuda a limpar gordura no fígado
-
Planta anti-inflamatória protege o fígado e ajuda na perda de peso
-
Veja 3 plantas com efeito antidepressivo natural, segundo a ciência
De acordo com o botânico Guilherme Ceolin, a planta-jade (Crassula ovata) pertence à família das crassuláceas, composta por ervas suculentas. Uma das principais características de plantas suculentas é ter folhas capazes de absorver e armazenar água . No caso da planta-jade, essa capacidade é fundamental, uma vez que ela é nativa de uma região da África do Sul onde chove pouco.
“Acredita-se que a planta traga prosperidade porque ela sobrevive muito bem em ambientes com pouca água, mantendo o verde intenso de suas folhas, mesmo quando outras espécies já estão com aspecto murcho e seco após vários dias sem chuva”, explica Guilherme Ceolin.
Por isso, a planta-jade ganha um status de planta forte, resistente e com supostos poderes de sobrevivência. “Além disso, a cor verde lembra a rocha jade, que é tida na cultura oriental, principalmente chinesa, como uma pedra sagrada, que atrai prosperidade e boas energias”, afirma o profissional ao Metrópoles.
Embora seja utilizada para atrair boas energias, Guilherme alerta que a planta não tem nenhuma comprovação de propriedade medicinal, podendo ser, inclusive, tóxica caso seja ingerida, causando problemas gastrointestinais e letargia.
A planta-jade é conhecida por atrair prosperidade
Épocas para plantar
Segundo Guilherme Ceolin, a melhor época para se fazer o plantio é na primavera e no verão, principalmente em regiões do Brasil onde o inverno costuma ser frio.
“A planta floresce nessas épocas do ano embora demore em torno de dois a três anos para dar sua primeira florada após o plantio por sementes ou mudas muito pequenas”, diz o botânico.
Dicas para cuidar da planta
A planta-jade precisa de solo bem drenado, ou seja, que não acumule água em excesso, pois isso pode apodrecer as raízes. Por isso, o expert indica usar um vaso que tenha areia grossa misturada com a terra, além de furos no fundo para melhorar a drenagem.
“As regas devem ser bem espaçadas e feitas somente quando a terra estiver bem seca, já que é uma planta que consegue sobreviver muito bem com pouca água”, sugere Guilherme.
Outra dica é não expor a planta ao sol intenso diretamente, bastando uma janela bem iluminada onde o sol brilhe de maneira indireta.
“Sol direto por muito tempo fará a borda de suas folhas ficarem vermelhas, já que a planta irá acumular pigmentação para se proteger do dano que os raios UV podem causar. Isso pode fazer com que a planta perca o verde intenso das folhas”, finaliza o botânico Guilherme Ceolin.
Planta-jade com as pontas avermelhadas