Ir para o conteúdo
By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Meus Interesses
Clikr.
Notificação
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Leitura: Silver Money: a nova onda de oportunidades de negócios para 50+ no Brasil
Compartilhe
Font ResizerAa
Clikr.Clikr.
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Busca
  • Últimas Notícias
  • Economia
  • Entretê
  • Esporte
  • LifeStyle
  • Moda & Beleza
  • Negócios
  • AUTO
  • Politíca
  • PRO
  • TECH
  • TV & Famosos
  • Viajante
Já é membro? Entrar
Siga-nos
  • Editorial
  • Comentários
  • Diversidade
  • Contato
  • Privacidade
  • Termos de Uso
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Clikr. > Negócios > Silver Money: a nova onda de oportunidades de negócios para 50+ no Brasil
Negócios

Silver Money: a nova onda de oportunidades de negócios para 50+ no Brasil

InfoMoney
Última atualização: 23 de outubro de 2025 05:00
InfoMoney 6 Min Leitura
Compartilhe
Compartilhe

Contents
Um gigante de trilhõesMovimento lento das empresasRepresentatividadeMercado de trabalhoEmpreendedorismo

O Brasil já conta com 27% da população com mais de 50 anos, e o ritmo de envelhecimento impressiona: segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2044 o segmento dos chamados “prateados” responderá por 40% da população total. Para efeitos de comparação: a França levou 120 anos para elevar sua população acima de 65 anos de 10% para 20%.

Apesar do cenário demográfico claro, muitos negócios ainda não entraram nas oportunidades para esse público. “O envelhecimento será um dos maiores desafios da atualidade e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade econômica”, afirma Marcos Ferreira, fundador da Silver Hub, aceleradora especializada na economia prateada e organizador do Inova Silver, evento que reuniu cerca de 410 pessoas agora em outubro, em São Paulo, para discutir o envelhecimento da população e as oportunidades.

Um gigante de trilhões

A falta de atenção ao tema é imensa, uma vez que só em 2024 o consumo da população 50+ correspondeu a R$ 1,8 trilhão, ou 24% do consumo privado no Brasil. Em duas décadas, prevê-se que esse valor dobre, chegando a R$ 3,8 trilhões, e até 2044 represente 35% do consumo domiciliar privado, de acordo com Cléa Klouri, sócia-fundadora da Data8, consultoria de inovação para negócios 50+ e responsável pela compilação dos dados sobre o setor.

O Agelab (programa de pesquisa sobre 50+ ligado ao MIT) indica que a população envelhecida já representa quase um novo continente emergindo no oceano, com mais de 1 bilhão de consumidores em todo o mundo, ávidos por produtos que atendam suas demandas específicas.

Veja Também

Galípolo: BC está bem incomodado com inflação fora da meta; mantém postura restritiva

“Não somos a Venezuela, mas escolhemos ser medíocres”, afirma Marcos Lisboa

Café sob ameaça: produção brasileira está à beira do colapso; entenda

Equifax BoaVista: Índice de fraude no e-commerce no 1sem25 cai a 3,39%, menor que 1sem24

Após decisão do Cade, CSN diz que decisão de desembargadora ‘coagiu’ os conselheiros por multa

Todo esse movimento cria o que muitos já chamam de “Silver Money”, a força econômica formada por pessoas com mais de 50 anos e ainda invisível para uma parte do mercado, mas com capacidade de moldar vários mercados, como explica Klouri.

Movimento lento das empresas

Segundo Ferreira, algumas empresas no mundo, especialmente as europeias, já perceberam a transformação e instruem subsidiárias latino-americanas a adaptarem portfólios para essa faixa etária. No Brasil, o especialista cita exemplos concretos de empresas que já estão aproveitando a ‘onda cinza’, tais como Prevent Senior e MedSenior, que nasceram com foco na população madura, bem como seguradoras como a Mapfre e os bancos Mercantil e BMG, que lançaram produtos específicos para idosos.

No setor imobiliário, também já se vê um começo de esforços para ir além da construção convencional, com apartamentos adaptados, ambientes seguros e serviços integrados que facilitem o envelhecimento no próprio lar. “Porque já se sabe que o melhor lugar para envelhecer é a nossa casa, desde que essa casa seja pensada para nós”, disse Ferreira.

Com quatro anos de atuação, a Silver Hub já identificou cerca de 140 startups focadas em longevidade e atualmente apoia nove delas com mentorias, governança e conexões. Metade dessas atua em saúde e bem-estar, e outras nas áreas financeira, patrimonial e digital. Um dos cases apoiados, Tech Balance, permite acompanhamento remoto de exercícios via app, por exemplo, segundo Ferreira.

Representatividade

Segundo a representante da Data8, o levantamento mostrou que 75% dos entrevistados disseram não se ver representado em campanhas publicitárias, por exemplo. Além disso, 45% afirmam que produtos não são desenvolvidos considerando suas necessidades específicas. O público maduro, ao contrário do que se pensa, é muito conectado, muitos deles já estão em redes sociais, usam smartphone e participam digitalmente.

“Mas é preciso frisar também que o envelhecimento no Brasil é acelerado e desigual. O Brasil envelheceu rápido demais e, ao mesmo tempo, existem disparidades regionais e desigualdade de acesso à saúde, renda e serviços”, frisa Clea Klouri, da Data8.

Mercado de trabalho

Segundo Clea, as empresas precisam repensar não apenas seus produtos, mas também suas estruturas. Isso porque, com a queda da natalidade e o envelhecimento crescente, a capacidade de reposição da mão de obra diminui. “As empresas terão que repensar as contratações e aproveitar talentos mais maduros, talvez em projetos ou posições flexíveis, bem como promover treinamentos e reciclagem para quem quer seguir ativo. E, claro, combater o etarismo institucional e cultural”, afirma.

A especialista cita ainda outro desafio: a intergeracionalidade no mercado de trabalho, que terá os baby boomers, gerações X e Z tudo junto e precisando ser acomodado. “Empresas têm de aprender a lidar com todas elas para se tornarem mais competitivas”.

Empreendedorismo

A população 50+ também aparece com uma participação expressiva no empreendedorismo, criando negócios que conversam com suas próprias demandas e com as de seus pares. “É preciso que o mercado abandone essa visão míope sobre os 50+, desenvolvendo produtos e serviços que considerem as necessidades dessa população, que só aumenta em todo o mundo”, disse Ferreira.

Leia Mais: Pirâmide demográfica achata e vira obelisco: envelhecimento global traz desafios

The post Silver Money: a nova onda de oportunidades de negócios para 50+ no Brasil appeared first on InfoMoney.

Você também pode gostar

Após decisão do Cade, CSN diz que decisão de desembargadora ‘coagiu’ os conselheiros por multa

Fitch: boom da IA amortece crédito nos EUA em meio à fraqueza do consumidor e riscos políticos

Fitch: boom da IA amortece crédito nos EUA em meio à fraqueza do consumidor e riscos políticos

Kering relata queda na receita no 3º trimestre, pressionada por redução nas vendas da Gucci

Como o burnout levou Ana Lisboa a criar um império de bem-estar e propósito

TAGGED:BusinessEconomiaEnvelhecimentoMinhas FinançasNegóciosPopulaçãoReportagemSociedade
Compartilhe
Anterior o-que-e-o-hiperfoco?-entenda-a-relacao-disso-com-os-memes-no-tiktok-e-x-(ex-twitter) O que é o hiperfoco? Entenda a relação disso com os memes no TikTok e X (ex-Twitter)
Próximo fiat-pulse-ganha-edicao-comemorativa-da-temporada-final-de-stranger-things Fiat Pulse ganha edição comemorativa da temporada final de Stranger Things
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Clikr Networks Brasil Ltda. Todos os Direitos Reservados.
  • Editorial
  • Comentários
  • Diversidade
  • Contato
  • Privacidade
  • Termos de Uso
Join Us!

Subscribe to our newsletter and never miss our latest news, podcasts etc..

[mc4wp_form]
Zero spam, Unsubscribe at any time.
Welcome Back!

Sign in to your account

Registrar Perdeu sua senha?