Por que cresce o número de brasileiros que unem previdência privada e seguro de vida
As trajetórias dos quatro protagonistas — a milionária, a empreendedora, a influenciadora digital e o herdeiro diagnosticado com doença — refletem os desafios e oportunidades no país, desde a gestão de grandes patrimônios até o empreendedorismo em contextos pessoais instáveis, a exposição a riscos no mundo digital e o enfrentamento de problemas de saúde graves.
As recomendações de seguros e proteção financeira indicadas para esses personagens podem oferecer insights valiosos aos leitores para a organização e segurança de sua própria vida financeira, diante das transformações sociais e econômicas atuais.
Leia também: Como a longevidade está transformando o turismo no Brasil?
Novas gerações
Na década de 1980, a expectativa de vida das mulheres era de cerca de 40 anos, enquanto hoje ultrapassa 79 anos, refletindo melhorias na saúde pública e qualidade de vida.
O mercado de trabalho também se diversificou. As mulheres passaram a ocupar mais espaços e cargos, e o emprego está menos estável, com mais autônomos e múltiplas ocupações.
Em paralelo, a prevalência de doenças graves, como câncer, tornou-se uma preocupação crescente, impulsionando a demanda por seguros de saúde e proteção financeira.
Essas mudanças tornaram os seguros atuais mais sofisticados, abrangentes e necessários, especialmente para proteger bens, saúde, renda e negócios. Veja a seguir a análise do perfil e os seguros relevantes para cada um dos quatro personagens.
Leia mais: Por que estamos vivendo mais, mas poupando menos para o futuro?

Odete Roitman
Odete, viúva bilionária dona do Grupo Almeida Roitman, vive (ou vivia) entre viagens internacionais e a gestão de um império empresarial.
Para ela, especialistas recomendam um seguro de vida resgatável e uma holding familiar, para proteção financeira e organização sucessória, evitando disputas e garantindo mais estabilidade para os filhos.
Seguros para residência, para a frota de aviões e carros da empresa TCA, para obras de arte e joias, além de seguro de responsabilidade civil são essenciais.
Um seguro saúde internacional também é recomendado para cobrir viagens e tratamentos caros fora do Brasil.
Na gestão pessoal, um regime de união estável com separação total de bens protegeria seu patrimônio em caso de separação, segundo os especialistas.
Leia a matéria completa: Quais seguros uma vilã 60+ e milionária como Odete Roitman compraria?
Raquel Acioly
Raquel é uma mulher batalhadora, que começou vendendo sanduíches na praia e se tornou dona de um restaurante no Rio de Janeiro.
Seu perfil, marcado por instabilidade profissional e desafios constantes, demanda soluções flexíveis, como previdência privada para garantir renda no futuro e proteção para o negócio.
Seguros para a empresa dela, como a proteção para incêndio, mercadorias, lucros e para funcionários são importantes para sustentabilidade e crescimento dos negócios.
Na vida pessoal, é recomendado o seguro contra doenças graves, acidentes e Diária por Incapacidade Temporária (DIT), essencial para quem depende da capacidade laboral para viver, além de um seguro residencial para proteger o lar.
Leia na íntegra: Qual seguro salva a Raquel, empreendedora 40+, dos perrengues da vida?
Maria de Fátima
Maria de Fátima, jovem ambiciosa e influenciadora digital, precisa de seguros alinhados ao seu estilo de vida volátil e exposição constante, como um seguro de responsabilidade civil para proteger contra processos judiciais por danos morais ou publicidade indevida, bem como um seguro de majoração para partes do corpo que cobre invalidez permanente de membros essenciais à sua profissão, garantindo segurança na carreira.
Um seguro cibernético também é recomendado por especialsitas para prevenção de ataques e vazamento de dados. Também não pode faltar um seguro para celular, que cobre roubo ou danos no aparelho — indispensável para seu trabalho.
Com a gravidez e futuro filho, a previdência privada pode oferecer proteção familiar de longo prazo, além de um seguro para invalidez e doenças graves, fundamentais para a manutenção da renda.
Leia a matéria completa: Qual seguro é obrigatório pra uma influenciadora 25+ como Maria de Fátima?
Afonso Roitman
Afonso, jovem empresário com formação em Harvard, enfrenta um diagnóstico de leucemia mieloide aguda. Para ele, o seguro de doenças graves é essencial, mas precisa ser contratado antes do diagnóstico para garantir cobertura.
Um seguro de vida é recomendado para proteger a família e custos de inventário, enquanto planos com cobertura de diária de internação hospitalar ajudam no suporte financeiro durante tratamentos.
Leia na íntegra: Seguro de vida cobre diagnóstico de câncer como o de Afonso Roitman?
Tem alguma dúvida sobre o tema? Envie para leitor.seguros@infomoney.com.br que buscamos um especialista para responder para você!
The post Vale Tudo: veja quais seguros os protagonistas deveriam contratar appeared first on InfoMoney.